FARMÁCIA VENDER NO MERCADO LIVRE

Nesse post vou descrever algumas DICAS para FARMÁCIAS que desejam iniciar a venda de seus produtos no Mercado Livre, do modo correto.

COMO VENDER?

Você precisará criar uma conta no Mercado Livre e cadastrar os produtos que deseja vender com imagens, chamadas e descrições.


PAGAMENTO MERCADO LIVRE 

TENHO QUE PAGAR ASSINATURA?

Não precisa pagar assinatura, só pagará uma comissão, quando vender.

O CLÁSSICO, você pagará 11% + R$5,00 por unidade vendida.

E o PREMIUM que você pagará 16% + R$5,00 por unidade vendida.


Muitos clientes questionam essa comissão achando muito, que isso irá encarecer o preço do seu produto, ou que ele não tem margem para isso, você precisa se programar para embutir isso no preço do seu produto de maneira saudável de forma que você consiga pagar essas taxas.


Essas taxas cobradas, são meio padrão na internet, seu concorrente, também pagará por elas.


Vou montar meu próprio site de vendas, para eu não precisar pagar essas taxas...

Todo e-commerce no início, não tem tráfego, e para ter, precisa-se investir muito e o Mercado Livre é um dos sites mais acessados do Brasil e com certeza todos os dias tem clientes interessados no seu produto.


Então o mercado livre coloca a sua disposição a estrutura, a plataforma, os clientes e o marketing dele, nada mais justo que pagar uma comissão por isso. Concorda?


COMO FUNCIONA OS PAGAMENTOS

A maioria das vendas são por meios de pagamento eletrônicos, o cliente vê o produto de sua farmácia, clica em COMPRAR, escolhe a forma de pagamento, o Mercado livre recebe esse dinheiro, que fica custodiado na sua conta no Mercado Livre, após o cliente receber o produto e não havendo devoluções, o dinheiro ficará disponível para saque, que será creditado em sua conta corrente.

Observação: A conta corrente tem que estar em nome da pessoa que efetuou o cadastro, podendo ser poupança ou conta corrente.


ENVIO DOS PRODUTOS VENDIDOS PELO MERCADO LIVRE

99% das vendas no mercado livre são feitas com a modalidade MERCADO ENVIOS, que é o sistema de envio do próprio Mercado Livre em parceria com Correios e outras transportadoras.


COMO FUNCIONA:

Seu cliente compra seu produto, escolhe a modalidade de frete, baseado no endereço dele, ele vai pagar isso junto com o produto, o Mercado Livre irá descontar de você o valor que foi cobrado no frete e ele te dará uma autorização de postagem, é uma etiqueta para você colar na embalagem do produto, com o nome do cliente e só levar até os correios e despachar ou usar serviço de coleta se sua Farmácia já tiver esse convênio.

Essa encomenda será toda rastreada, desde o momento da postagem, até o recebimento do cliente, você pode ir trocando mensagem com o cliente, deixando-o tranquilo quanto o envio.


FIQUE ATENTO A UMA REGRA

VOCÊ PRECISA FAZER OS ENVIOS EM ATÉ 24H ÚTEIS, APÓS A VENDA DO PRODUTO

Exemplo: Você fez uma venda hoje as 13 horas, você tem que fazer esse envio até amanhã, até as 13 horas. 


Quando você faz seu cadastro no mercado livre a sua conta estará atrelada a sua REPUTAÇÃO e não enviando em até 24h a sua reputação ficará ruim e o mercado livre informará aos clientes, no momento da compra e ainda mais, seus produtos acabam perdendo visibilidade quando sua reputação está ruim.

Portanto envie tudo que você vender em até 24 horas.


MAIOR DESAFIO

O maior desafio é ganhar VISIBILIDADE, quando você cadastrar o seu produto, ele estará junto com uma multidão de outros produtos que já estão ali, há muito mais tempo que os seus, então no inicio seus produtos não irão aparecer nas buscas, seus clientes terão dificuldades em encontrar, mas isso é normal, vai demorar alguns dias para as vendas acontecerem e isso é absolutamente normal.

Só precisa ter PACIÊNCIA, que em breve você postando suas vendas em 24h, oferecendo um produto de qualidade, com certeza suas vendas irão CRESCER e muito.


#vendermercadolivre #marketingdigital#mercadolivre #farmaciademanipulacao#marketingpharma #venderpelainternet